segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Floor Jansen: Biografia


Floor Jansen  é compositora, arranjadora, orquestradora, cantora lírica e popular, multi-instrumentista (piano, flauta e guitarra elétrica), letrista e professora de técnica e interpretação vocais natural dos Países Baixos.
A artista tornou-se mundialmente conhecida por ter sido a vocalista e uma das compositoras, arranjadoras, orquestradoras e letristas da extinta banda de metal sinfônico neerlandesa After Forever - da qual foi integrante durante exatos 12 anos, de 1997 a 2009.
É atualmente vocalista da banda ReVamp.
Floor Jansen iniciou seus estudos musicais em 1996, aos quinze anos de idade, frequentando aulas regulares de piano clássico, flauta e guitarra elétrica - instrumentos musicais estes que a artista pratica até os dias de hoje, ainda que jamais os tenha tocado profissionalmente, seja em seus álbuns fonográficos, seja ao vivo, uma vez que, desde todo o sempre, vem se dedicando, através de sua carreira profissional, tanto à interpretação vocal quanto às composições musical e lírica.
As primeiras lições de canto lírico e composição musical aprendidas por Floor Jansen deram-se na prática, ao trabalhar ao lado do compositor, arranjador, orquestrador, cantor e instrumentista neerlandês Mark Jansen, fundador, antigo compositor, arranjador e orquestrador, e ex-guitarrista do After Forever. Quando entrou na banda, em 1997, Floor ainda era adolescente, contando apenas com dezesseis anos de idade.
No entanto, decidida a se elevar ao status de musicista profissional, em 1999, com dezoito anos de idade, Floor Jansen iniciou em seus estudos de canto, ingressando na Rockacademie (uma espécie de conservatório musical dos Países Baixos, mas direcionado especificamente a músicos de rock e de música pop), onde estudou canto popular (técnica e interpretação vocais), além de aprender tanto sobre indústria fonográfica quanto sobre ensino e didática em música. Com duração de exatos cinco anos, o curso foi concluído em 2004 - e, como o After Forever estava lançando seu quarto álbum de estúdio, a saber, Invisible Circles, justamente naquele ano, a então formanda apresentou, como trabalho de conclusão do curso, um bem-sucedido concerto musical de sua própria banda à bancada avaliadora.
Não obstante, em 2002, quando ainda estudava na Rockacademie, paralelamente passou a ter aulas regulares de canto lírico também em um conservatório vocal, em Tilburg, tendo, lá, estudado teatro musical e um ano de ópera.
Em 2003, Floor Jansen participou de um concurso para jovens talentos nos Países Baixos, concurso este que, tal como fazia anualmente, premiaria o vencedor com o acesso ao Music Theater (um renomado conservatório musical neerlandês que, de um ingresso disputadíssimo, aceita tão-somente de 10 a 15 alunos por ano ao seu corpo discente): a candidata classificou-se em primeiro lugar no concurso, ingressando, pois, no Music Theater.
Seus estudos tanto de canto lírco quanto de popular junto ao conservatório vocal, à Rockacademie e ao Music Theater tornaram-na de todo apta à interpretação vocal de peças musicais tanto do repertório erudito quanto do popular, seja de metal ou rock, seja de quaisquer outros gêneros musicais.
A partir de então, continuou a estudar ainda mais, estudando através tanto de aulas regulares quanto de sorte autodidática. Mesmo hoje em dia, Floor Jansen ainda frequenta aulas de canto.
Paralelamente à sua carreira profissional como compositora, letrista e intérprete vocal, Floor Jansen é outrossim professora de canto lírico e popular, ministrando, nos Países Baixos, aulas individuais e coletivas, cursos, palestras e workshops sobre técnica e interpretação vocais.
Sua dedicação ao ensino iniciou-se ainda em 2003, antes mesmo de se graduar pela Rock Academy, quando, paralelamente a seu trabalho junto ao After Forever e a seus estudos musicais junto tanto à Rock Academy quanto ao conservatório vocal, em Tilburg, também passou a ministrar aulas particulares individuais e coletivas, cursos, palestras e workshops sobre técnica e interpretação vocais, além de sobre composição musical e redação de letras de música.
Um de seus cursos chamou-se "Wanna be a Star?" ("Quer ser uma Estrela?!", consoante a tradução lusófona).
Atualmente, Floor Jansen, enquanto professora particular de canto, leciona para alunos naturais ou residentes não só nos Países Baixos, mas outrossim àqueles oriundos de regiões geográficas tanto da Bélgica quanto da Alemanha próximas às fronteiras territoriais neerlandesas.
Enfim, integra o corpo docente da Rock Academy, como professora de canto, ministrando cursos coletivos de técnica e interpretação vocais para turmas específicas formadas periodicamente pelo conservatório musical.
Segundo sua página pessoal na rede de relacionamentos MySpace, Floor Jansen está encabeçando um novo projeto musical, ainda sem nome e em fase de composição tanto musical quanto lírica. No que concerne especificamente à composição musical e à futura gravação de um álbum fonográfico, Floor está firmando parceria com o musicista e produtor musical alemão Waldemar Sorychta (guitarrista do Grip Inc. e do Eyes of Eden e fundador do Enemy of the Sun, em cujo currículo profissional ainda consta a produção musical de álbuns fonográficos de um sem-número de bandas, a saber, por exemplo: Tiamat, Samael, Moonspell, Therion e Lacuna Coil) e com o compositor, arranjador, orquestrador e instrumentista Joost van den Broek (conterrâneo seu e ex-tecladista do After Forever). Quanto ao elenco do projeto, a artista neerlandesa planeja contratar outros musicistas para a interpretação musical durante os shows e tournées.
Ademais, Floor Jansen, desde seus tempos de After Forever, vem trabalhando paralelamente em um outro projeto próprio, Sinh, em parceria com o músico norueguês Jørn Viggo Lofstad (guitarrista da banda de progressive power metal Pagan's Mind). Ainda não há previsão de lançamento para o primeiro álbum fonográfico do projeto.
Um dos sonhos de Floor Jansen é atuar em um musical de teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário