Técnicas/ Aquecimentos Vocais

* História da Técnica Vocal

A técnica vocal nasceu junto com a ópera. Os primeiros compositores de opera foram tambem os primeiros professores de canto. Eles tinha o habito de preparar seus cantores para cantar suas operas (obras). Com tempo percebeu-se que preparar os cantores melhorava as vozes dos mesmos. Dai começou a surgir por toda Itália e posteriormente por toda a Europa as famosas escolas de canto. Surgi o Bel Canto, com suas regras baseadas no pioneirismo do gênero (opera). Trata-se de exercicios vocais direcionados a construção da voz e posteriomente um aprendizado paulatinamente das arias ate o cantante atinger plenamente a condição tecnica de cantar. O cantante tinha que ter um dominio vocal pleno para poder executar os ornamentos e outros desnhos musicais da epoca. A emissão vocal nesta epooca tinha que ser moderada. Com a opera romantica do seculo 19, mudou-se a manira de cantar. Antes o canto tecnico e moderado dava lugar ao canto pleno, com plena voz. Mas a maneira de se preparar a voz continuou a mesma, baseada no Bel canto. O Bel Canto tecnica vocal, preparou todos os grandes cantores de opera do seculo 20 e deixou de exitir apartir dos anos 70, quando os professores de canto morreram e não ficaram niguem no lugar deles. A tecnica vocal de hoje é baseada nas pesquisas de fonoaudiologia e laringologia e musicalização do cantante.


* Afinação
Por Marivone Lobo

Algumas pessoas, quando estão interessadas em fazer aulas de canto, geralmente perguntam se é possível que alguém que seja desafinado aprenda a cantar. Eu acredito que existam pessoas que são agraciadas com o presente da música logo ao nascer , já nascem com talento musical. Mas, se essas pessoas passarem a vida toda sem nenhum estímulo musical , elas nunca saberão que possuem esse talento musical.
Por isso , eu creio que a principal arma para aprender cantar afinado é aprender a ouvir. Isso mesmo , ouvir. A maior parte daquelas pessoas que se dizem desafinadas, tem dificuldade em ouvir a si mesmas e ouvir os outros. Mas, afinal, o que é cantar afinado?
Podemos dizer que um cantor é afinado quando ele reproduz as notas propostas da maneira certa . Nossas cordas vocais produzem a voz, que por sua vez produzem as ondas sonoras. O som é formado por vibrações e possui uma certa freqüência (quantidade de vibrações por segundo).
Existe um padrão de afinação ocidental pelo qual afina-se o lá em 440 Hz (Hz =vibrações por segundo).
Podemos definir então que cantar afinado é reproduzir a mesma freqüência que foi proposta numa melodia , seja ela cantada ou tocada . Daí a grande importância de aprender a ouvir. Mas como posso saber se não tenho nenhum problema de audição? Existem alguns "sintomas" que podem ser observados:

- Sempre pedir para que o outro repita : " O que você disse? ";
- Assistir TV ou ouvir o rádio num volume muito alto;
- Não conseguir identificar uma fonte sonora , isto é, não conseguir descobrir de qual direção está vindo o som;
- Falar sempre num volume muito alto ou então muito baixo

Por isso é recomendável àquelas pessoas que percebam alguma dificuldade fazer uma audiometria que é um exame de audição para se certificar de que está tudo certo.


Solfejo Aplicado ao Canto
Por Adriano Andrade

Sabemos que a arte de cantar exige muito de todos os cantores em geral, além de cuidar da nossa saúde bucal e também das cordas vocais, respiração que acredito seja a base de todo o processo de canto e técnicas com a dicção das palavras e articulação.
Solfejo: é arte de cantar os sons em forma de notas musicais dentro de sua afinação ou seja sua altura (definição própria). Quando você aplicar o estudo do solfejo nas nossas canções, as coisas acontecem com facilidade. Cantamos através de música, ou seja, partitura, lendo as notas musicais com seu valor e sua altura (afinação) exata. Fazendo assim ganhamos tempo e fugimos desta coisa que às vezes atrapalha, que é cantar as músicas decoradas.
Para se ter um bom solfejo é preciso estudar escalas no piano acompanhando com a voz nota por nota. Escalas: é a sucessão de 7 notas uma após a outra, da mais grave a mais aguda (ascendente) e vice- versa (descendente). Os sons musicais, ou seja, as notas das escalas, são: dó, ré, mi, fá, sol, lá e si, que cantamos com a sua afinação correta seguida pelo o piano.
Quanto mais praticamos exercícios de escalas, mais conseguimos vencer as dificuldades de cantar afinado. É preciso muita dedicação.
Sempre que cantar antes faça um exercício de no mínimo 5 minutos, praticando as escalas, variando as formas e modelos para melhor assimilação; faça diferentes pronúncias de frases e silabas com as escalas.
Por exemplo: u...u...u...u...u , tátátátá, dádádadádá, iaiaiaia, i.........a......i...........a. Crie outras formas, mas sempre respeitando as formas ascendentes e descendentes e nota por nota.
Espero que após você assimilar bem estas dicas e colocá-las em prática, você descubra a arte de cantar com toda a suas artimanhas. É preciso vencer as dificuldades; "não existe cantor desafinado, mas vozes mal trabalhadas".


* Belting

O belting é uma técnica vocal utilizada para se produzir uma voz mais clara e projetada, em volume alto e notas musicais agudas e extremamente agudas sem danificar as cordas vocais. Pode-se dizer que o belting é a forma saudável de gritar aplicada ao canto.
Esta técnica permite uma voz forte, poderosa, clara e em tons muito altos, sendo a técnica utilizada por atores de musical e por muitos cantores porfissionais. É muito utilizada em musicais como, por exemplo, da Broadway, onde a voz cantada precisar sair clara e com volume. Exemplos de cantores que usam belting com frequência: Christina Aguilera, Mariah Carey, Leona Lewis, Celine Dion, Lara Fabian, Barbra Streisand, Bette Midler, Maria Callas, Judy Garland, Nicole Scherzinger, Amy Lee e Roy Khan e no meio gospel Cristina Mel que emite notas como: G#5 e Bb5
No sentido literal belting significa apertar, o que pode se referir ao fato de os músculos do torso e do aparelho fonador estarem em forte contração, ou ao fato da voz originada soar apertada.
No belting, as cordas vocais estão apertadas, com pouco fluxo de ar, o que origina a voz metalizada, que junto as ressonadores nasais dão forma ao som tão característico do belting, embora que com técnica seja possível beltar com uma sonoridade mais próxima ao legit.
Ao "beltar", há uma tendência a elevação da laringe para tornar a voz mais aguda. Essa medida fisiológica é necessária, porem é comum ser utilidade de forma exagerada e não saudável ao ponto de causar danos e inflamações. o mecanismo belting funciona nos registros médio-agudos dessa forma, mas quando se usa registros agudos e extremamente agudos, para não sobrecarregar a elevação da laringe, é necessário a abertura de uma fenda na parte inferior para diminuir a área ultilidada das cordas vocais, lembrando que o que define o tom do som de uma corda é a sua espessura e o seu tamanho. Esse é o mesmo mecanismo usado para produzir a voz de cabeça e o falsette, o que leva ao credo de que o belting nesse caso é uma mistura de voz de peito com voz de cabeça.
O belting precisa ser feito com cautela total para cantores inexperientes já que qualquer tipo força extra, desnecessária ou má colocada, transforma o belting em um grito comum causando um som arranhado e rouco, assim como lesões.


* Falsete

Falsete ( Do italiano falsetto = "tom falso") é técnica vocal por meio da qual o cantor emite, de modo controlado (não natural, por isso "falso"), sons mais agudos ou mais graves que os da sua faixa de freqüência acústica natural (tessitura).
É assim chamada por depender diretamente da contração de uma estrutura laríngea denominada falcius. É especialmente usada por cantores do sexo masculino para alcançar os registros de contralto (alto), meio-soprano e, eventualmente, de soprano. No falsete, a voz é gerada numa região da garganta que não permite um controle tão preciso de tom quanto é o controle natural do cantor. Dessa forma, é necessário um treinamento especial para que o uso de falsete não prejudique a execução da peça musical. Bem empregada, com conhecimento e domínio, confere efeitos especiais admiráveis e, portanto, beleza adicional, ao canto.
Sob o aspecto anatômico, falsete é um modo particular de vibração das cordas vocais que permite ao cantor emitir a nota mais aguda com menor esforço, ou, alternativamente, emitir uma nota mais aguda que se conseguiria com esforço normal. Produz-se por estiramento das cordas vocais em seguida à inclinação da cartilagem tireóidea, que gera vibração por justaposição das cordas ao invés de por batimento.
Esse modo de emissão pode resultar dum efeito intencional ou tão-somente reflexo da laringe, que é como que forçada a emitir sons mais agudos do que o faria normalmente (inclusive quando se acha sob estresse), protegendo-se por emitir os sons em falsete (falsetto). Os cantores passam então a treinar sua emissão musical técnica, de modo a controlar a zona de passagem, dos agudos em voz plena para os correspondentes em falsete, obtendo, assim, o chamado "falsetom" (<italiano falsettone), técnica frequentemente utilizada na ópera barroca.
Deve-se considerar que o som de uma voz [com emissão em] falsete, por ser mais agudo e menos potente que o correspondente em voz [com emissão em tom] normal, é mais sibilante e, em conseqüência, menos rico em sonoridade (contém menos harmônicos), donde acertadamente chamada de falsete, a lembrar emissão falsa.


* Vocalises

Vocalises são pequenas frases musicais que utilizamos como exercício para o treinamento da voz.
Veja a seguir alguns pontos fundamentais para executar qualquer vocalise:
Mantenha uma atitude relaxada (mas não "largada"). Sua coluna deve estar reta, e seu peso distribuído uniformemente sobre as duas pernas. Rosto, pescoço e ombros devem estar livres de tensão. Se puder, faça antes algum exercício de relaxamento.
Controle a respiração de acordo com as intruções de seu professor de canto. Se possível, faça antes dos vocalises alguns exercícios respiratórios.
Procure bocejar antes dos exercícios. Durante o bocejo, você eleva naturalmente o palato e abaixa a base da língua; além disso, o som do bocejo é um excelente modelo para a sonoridade da voz cantada.
Peça sempre a opinião do seu professor sobre a execução e os resultados dos vocalises. Peça a ele que oriente você sobre a extensão dos exercícios.
Atenção 1: Esteja sempre atento para não abusar da sua voz. Só o seu professor pode determinar a hora de expandir os seus limites vocais. Os vocalises aqui apresentados destinam-se apenas a treinar o que já é feito em aula.
Atenção 2: Ouça atentamente o acompanhamento. Nas primeiras vezes você pode ouvir a melodia tocando junto, para guiá-lo; depois, quando se sentir seguro, é só "desligar" a melodia.