O vocal gutural (do latim guttur, que significa garganta, goela), em música, é uma técnica vocal que produz um som rouco, grave ou profundo, que se obtém através do apoio diafragmático(comumente usado na maioria dos estilos de canto), que é uma técnica de respiração, juntamente com distorções no som produzido nas pregas vocais e laringe, que produz um som grave e rouco, com uma agressividade característica. Voz gutural é uma técnica condenável, poucas pessoas conseguem fazer com segurança sem danificar as cordas vocais por se tratar de um caminho arriscado. Para executar a técnica com perfeição você deve sentir o ar vir “direto do estômago”, pelo menos essa é a sensação, produzindo um som rouco, grave ou profundo. O estilo é muito usado em bandas de metal de estilo death metal, metalcore, deathcore e thrash metal. Também é bastante comum no black metal, gothic metal e em algumas variantes do symphonic metal.
Muitos dizem que Gutural e drive vocal (chamado também de vocal rasgado) são a mesma coisa. Mas são completamente diferentes. O drive vocal é uma técnica que produz um som mais limpo do que o Gutural, mas tem um efeito de agressividade na "voz limpa". É um vocal gritado com melodia, onde você escuta melhor a voz do que no gutural que são vozes com menos melodia.O drive é muito usado em bandas de Heavy Metal, Hard Rock, Thrash Metal e Speed Metal.
É importante ressalvar: Antes de se arriscar em vocais guturais ou rasgados é IMPRESCINDÍVEL que o vocalista tenha aulas de canto!Fiquem atentas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário