segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Voz falada x Voz cantada


Por Alexandre Santos

As pregas vocais, conhecidas popularmente como cordas vocais, são dobras musculares que apresentam limites de extensão que atingem somente algumas notas da região aguda e também algumas notas da região grave. Devido a esse limite sonoro podemos classificar então as vozes que são divididas em: masculina (baixo, barítono, tenor), e feminina (contralto, meso soprano e soprano).

Para um cantor(a) é recomendado que se tome alguns cuidados com a voz, para que não haja necessidade de um contante acompanhamento médico.

Eu indicaria inicialmente, a ponderação na voz falada para que não haja sobrecarga nas pregas vocais. A competição entre a voz falada e a voz cantada sempre existe. Por aberto, a maior parte dos cantores falam muito antes de cantar isso só aumenta o desgaste muscular, prejudicando logo em seguida a emissão da voz. A voz falada muita das vezes é aplicada da forma inadequada. É necessário que a voz falada também, receba disciplina.

Sempre que estiver em um diálogo nunca fale quando alguém já estiver falando, pois sua voz sofrerá alteração no volume e ambos não se ouviram. Espere alguém acabar a colocação que estiver fazendo, para que voçê possa então responder, indagando, concordando, exclamando, etc...

Se todos nós conversarmos pausadamente, teriamos maior aproveitamento do assunto em pauta. O pausar respiratório, o volume da voz natural e a dicção bem aplicado lhe dará uma boa conclusão. Quando alteramos nossa voz, é bem provável que estejamos com uma certa ansiedade ou nervosismo, sendo assim podemos perder o controle da situação. Isso também aplica-se na voz cantada.

A partir do momentro que você aplicar sua voz para cantar os cuidados vão ter que ser dobrados. Para que você possa cantar, é necessário conhecer bem sua extensão vocal. Todos nós somos limitados e precisamos saber até onde podemos chegar. Para voz cantada usamos 3 registros: graves (encontram-se na região abdominal), médio (região peitoral), agudo (na região do crâneo).

Pelo fato de passearmos por estes 3 registros o tempo todo quando estamos cantando, passagem de um registro para o ouitro deve ser bem ajustada para que a sonoridade não fique deficiente. Cantor(a) conheça sua classificação vocal respeitando sua extensão e não excedendo na impostação de sua voz. Uma boa voz, é aquela colocada de maneira natural, respeitando a afinação, a ressonância, a dicção e a articulação que esiver sendo pedida.

Por isso procure um instrutor vocal. Há muito o que falar sobre este termo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário